Aurora Boreal com novo grupo de outono – Setembro 2017

Iniciamos esta nova jornada no dia 20 de setembro com um grupo de 16 brasileiros. No dia 22 – após pernoite em Oslo –  já desembarcamos de bimotor nas ensolaradas Ilhas Loføtens, no norte da Noruega. Tais Ilhas, antigo território Viking, embora sejam de uma incrível beleza natural, na maior parte das vezes está com tempo fechado, dificultando um pouco nosso trabalho para fugir das nuvens em busca da aurora. Desta vez, porém, o tempo estava perfeito e nos três dias que lá estivemos pudemos apreciar o melhor de sua paisagem.

Logo na primeira noite, o tempo fechou um pouco, mas precisamos dirigir apenas cerca de 40 km para encontrarmos estrelas e tempo aberto na direção norte. Assim, pudemos ver a nossa primeira aurora boreal. Ela não estava forte, mas como era a primeira noite de nosso grupo a alegria foi geral, sempre é bom vermos as luzes no início da viagem, logo após descermos do avião, tirando toda a tensão e ansiedade de nossos passageiros.

Foto da primeira noite:

No segundo dia, como sempre fazemos,  rodamos pela ilha em direção a Borg, onde foram achadas a maior quantidade de artigos e ruínas da era viking.  Naquela noite, a previsão era de um pouco mais de radiação formadora de aurora boreal, nada muito forte, mas vindo em uma crescente, com mais intensidade e movimento que o dia anterior. Para mim, o que tornou tudo ainda mais interessante foi ver o grupo inteiro na areia da praia, com total segurança, vendo a aurora boreal por horas, ouvindo as ondas batendo, as algas marinhas inacreditavelmente fluorescentes (achei que isso só existia na Thailandia) e sem sentir qualquer frio. Ali, ouvindo Jazz em nossa caixinha de som, ficamos por horas e horas vendo as luzes refletidas na água. Que noite!

Fotos da segunda noite com aurora boreal abaixo:

 

 

No terceiro dia pudemos viajar em nosso micro ônibus por toda a extensão da ilha, até o extremo sul, em uma localidade chamada Reine, um vilarejo maravilhoso, lindo, parecido com conto de fadas. Ao fim deste último dia de nosso roteiro nas ilhas mágicas, embarcamos no navio cruzeiro Hurtigruten com destino até Tromsø, nossa cidade base, onde pernoitamos e chegamos ontem por volta das 14 horas.

As fotos de nossos dias de estadia em Lofoten seguem abaixo:

  

       

Ontem novamente saímos em busca das luzes aqui na cidade de Tromsø mas a previsão se mantinha a mesma, radiação média, similar a dos dias anteriores, nenhuma mudança radical para melhor. O tempo se mantinha limpo, sem uma nuvem sequer, totalmente estrelado. Assim, resolvemos rumar para um destino simples, rápido e belíssimo, uma praia na beira mar, virada para o norte, onde sempre podemos acompanhar o cinturão da aurora mesmo quando ele está timidamente virado apenas pro horizonte. Assim fizemos e por horas pudemos observar a aurora boreal sobre o mar, bonita, ainda mais fazendo a composição sobre as montanhas e o água, mas ainda tímida, por vezes parecendo que iria pegar mais força mas logo perdendo a potência em seguida. Mesmo assim, em algumas ocasiões pudemos observar bastante movimento e contorção nas luzes, o que nem sempre  se pode ver.

Fotos de ontem:

Grupo espalhado e observando a aurora boreal na beira do oceano ártico. Foto tirada de cima de um morro:

No fim da noite reuni o grupo e disse que eles estavam com bastante sorte pois pudemos ver as luzes 3 noites em 4 possíveis, exceto a noite do navio onde não podíamos fugir das nuvens. Disse também para ficarem ainda mais animados, se é que isto é possível, uma vez que ainda estamos em meio a viagem e, segundo nos parece, o melhor esta por vir a partir das 3 últimas noites. Não se pode jamais garantir nada que seja um fenômeno natural, ainda mais vindo dos céus mas, quem sabe…. Algo me diz que o melhor virá pros últimos 3 dias.  Dedos cruzados por aqui.

Abraços à todos vocês que acompanham nosso trabalho.

Daniel Japor

 

 

 

5 thoughts on “Aurora Boreal com novo grupo de outono – Setembro 2017

  1. Ola!!!! Moro na Noruega , e em fevereiro de 2018 estou planejando ir em Tromsø com uns amigos para ver a aurora boreal egostaria de saber se voces tem algum grupo agendado em fevereiro . Desde ja agradeco . Ana Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *