A lua atrapalha a visualização da aurora boreal?

Oi pessoal, hoje resolvi escrever um pouco sobre uma das muitas dúvidas que as pessoas me trazem e que eu acho bastante pertinente.

Lua cheia ou crescente no céu atrapalha a visualização da aurora boreal?

SIM!

Sim, posso dizer que objetivamente esta seria a melhor resposta!

A lua grande, sendo ela crescente (com metade do seu tamanho por exemplo) ou cheia, emite muita luz, quase como uma lanterna daquelas que usamos no escuro, não é verdade?  Em noites com luz clara, fica mais fácil andar no escuro mas também fica mais difícil ver as estrelas.

Qualquer pessoa que deseja admirar o céu estrelado, daqueles que assustam e que se pode ver as nebulosas da via láctea, coalhado por milhões de estrelas, como víamos antigamente ou ainda vemos no interior ou em montanhas, normalmente só consegue em noites sem a luz da lua. Basta termos muita luz que as estrelas diminuem o brilho, as trilhões de estrelas viram milhões e aquela nebulosa nítida diminui muito, praticamente desaparece, 40, 50% da nitidez vai embora. Com a aurora boreal é exatamente a mesma coisa!

Em noites com lua forte, crescente ou cheia, a aurora pode estar forte, linda, visível, dançando, mas pode ter certeza que, se tivesse sem a tal luz, estaria muito mais nítida, com muito mais contraste, muito mais vívida e acesa… Seria muito mais legal!

CUIDADO!

Guias locais em cidades turísticas que possuem a aurora boreal, as vezes dizem que a luz da lua “não faz diferença”. Lógico (para eles), não faz para eles que, se não tiverem os clientes embarcando em suas vans, todos os dias, irão perder 50% dos seus lucros por causa da lua.

Além deles, agumas dessas novas agências de viagem que entraram à pouco tempo no mercado, e que trabalham usando os mesmos guias locais inclusive, tendo de diferença apenas um “guia/coach” brasileiro que nada faz de fato, a não ser figuração, em um trabalho diferente do nosso, também parecem não se importar muito com a qualidade de visualização das luzes da aurora boreal por seus clientes. Quando a procura está alta, eles colocam um grupo atrás do outro, muitos deles em plena lua cheia ou crescente, pegando o passageiro desavisado, sem saber que aquela lua está atrapalhando quase que a metade da emoção que ele teria na cor e contraste das luzes. Essas agências, pensando apenas no lucro, as vezes não tem a ética e o cuidado que se espera ao lidar com o sonho de seus clientes, e um sonho caríssimo. Muitas vezes aquelas pessoas só terão uma oportunidade de observar a aurora na vida, usam em uma agência brasileira o mesmo serviço que teriam com um simples guia local por metade do preço e ainda tem a lua atrapalhando.

Nessa década de trabalho, no início e sem todas as informações chegamos a ter um ou outro grupo com lua mas rapidamente observamos não ser o ideal esperado. Desde este momento passamos a organizar todos os nossos grupos e saídas para a lua nova, sempre, sendo este mais um dos diferenciais da Geotrip.

Por isso, pesquisem bem, vejam as fotos, filmes, relatos e resultados antes de fechar um pacote.

Boa sorte à todos.

Daniel Japor

2 thoughts on “A lua atrapalha a visualização da aurora boreal?

  1. Daniel! Seu texto ficou incrivel! Ja li sobre caçadores de aurora que dizem que com a lua cheia a atmosfera da aurora fica mais bonita. Se eu tivesse caido nessa, tinha me ferrado!!
    Vc é o melhor brasileiro, com ums experencia e coração incriveis! Sou fã!

  2. Concordo! Quando estivemos na Noruega e Finlândia há 2 meses atrás não tinha a luz da lua e nunca vi um céu tão estrelado como aquele…inacreditável! Foi possível ver a Via Láctea a olho nú e inclusive e Estação Internacional Espacial orbitando a Terra, que a princípio pensei que fosse uma estrela cadente. Escuridão é essencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *