MELHORES LUGARES PARA VER A AURORA BOREAL NO MUNDO (PARTE 1)


Daniel Japor – maior especialista brasileiro em viagens em busca da aurora boreal, pioneiro nesta atividade e –  após mais de 60 expedições  em busca das luzes na última década –  dá algumas dicas sobre os lugares onde se pode encontrá-la de forma mais fácil e intensa.


Todos os interessados no assunto AURORA BOREAL questionam acerca de quais seriam os MELHORES LUGARES DO PLANETA para observá-la.

REGIÃO POLAR

A primeira coisa que  precisa ser dita é que a AURORA BOREAL ocorre, normalmente, em regiões polares  – exceto em ocasiões onde está extremamente forte. Embora seja o fenômeno da natureza mais espetacular que existe (na minha opinião), essas luzes ainda são desconhecidas pela grande maioria das pessoas pelo fato de ocorrerem em regiões isoladas, próximas aos tais polos magnéticos e geográficos da Terra, onde quase ninguém habita e onde, praticamente, não existem cidades. São locais de estrutura muito pequena mas de frio extremo no inverno. Assim,  poucos felizardos podem testemunhar sua beleza quase inacreditável!

Se somarmos todos os habitantes das regiões onde  a aurora boreal normalmente é visível, não chegaremos à população de uma cidade média de 1 milhão de habitantes! Olhe o mapa abaixo:

 

                                        REGIÃO POLAR ÁRTICA

Talvez este  detalhe torne a AURORA BOREAL ainda mais misteriosa, interessante e –  por que não? – valiosa! É um fenômeno vivenciado por poucos, literalmente! Acredito que, por esse motivo, de uma década para cá a descoberta e o turismo em torno dessas luzes disparou. Essa grande maravilha natural do mundo, enfim, vem sendo explorada e cada vez mais as pessoas têm migrado para o norte buscando experimentá-la ao menos uma vez na vida.

Agora que sabemos que ela ocorre em regiões próximas aos polos, onde seria o lugar ideal para programar uma VIAGEM EM BUSCA DA AURORA BOREAL?

Na postagem de hoje falarei na região que considero (particularmente) a MELHOR do mundo para buscar e observar as luzes da AURORA BOREAL  com mais facilidade, muito embora existam diversos outros lugares maravilhosos e de grande valor para visualizar o fenômeno, como irei discorrer nos post futuros.  Tudo uma questão de gosto, opinião e logística..

▪ LAPÔNIA (Noruega, Finlândia, Suécia)
Consideramos a Lapônia o melhor local do mundo para observar as luzes da
aurora boreal!

Porque?
Inicialmente é importante tirar uma grande dúvida geográfica que a maioria das pessoas possui
sobre o que é a LAPÔNIA. Muitos imaginam que seja, apenas, o norte da Finlândia, a tal  “terra do Papai Noel” etc… Mas não!

Lapônia é, na verdade, uma região geográfica/natural gigante, que faz parte de vários países – como a Amazônia, por exemplo, que faz parte do Brasil, Peru, Venezuela…A região engloba toda a área ao norte do círculo polar ártico da Noruega, Finlândia, Suécia e a Península de Kola na Russia.

Consideramos a LAPÔNIA como a melhor região do mundo para buscar as luzes pelas facilidades que nos apresenta, como:

⁃ maior facilidade para alcançarmos a região em voos regulares;
⁃ maior malha rodoviária e variedade hoteleira;
⁃ numero maior de cidades e estrutura urbanística;
⁃ frio menos intenso, principalemente quando nos referimos à Noruega.

Abaixo vamos  detalhar um pouquinho de cada lugar da Lapônia:

_______________
NORUEGA
O norte da Noruega, por exemplo, possui cidades como Tromsø, Altå, Narvik e as incríveis Ilhas Loføten, todas muito estruturadas com hotéis, restaurantes e até shoppings e aeroportos consideráveis (no caso de Tromsø). Além disso são facilmente alcançadas por vários voos diários que saem da capital, sem problemas e por preços normais.

Pra finalizar, a temperatura da região polar norueguesa é muito mais amena do que todas as outras regiões polares do mundo, graças à corrente de água quente do Golfo do México, que vai morrer no Mar da Noruega e torna todo o país “mais quente” que seus vizinhos do leste. Além disso, a Noruega possui geografia única, recortada por montanhas, fiordes com casinhas coloridas na beira, formando um conjunto único e de beleza singular.

Com nossa vasta experiência no local, adquirida na última década, aprendemos a lidar com a cobertura de nuvens irregular do norte daquele país. Sabemos que, ao contrário das demais regiões Árticas, quando o tempo fecha por lá, normalmente conseguimos fugir das nuvens e achar tempo aberto percorrendo distâncias aceitáveis com nossos grupos, trazendo um aproveitamento muito alto no que se refere à visualização de aurora boreal, mesmo quando pegamos uma semana de tempo ruim.

                  Aurora sobre o centro da Tromsø

Foto tirada em frente ao nosso hotel em Tromsø

 

 

Ilhas Lofoten (Foto Daniel japor)

Nosso grupo na beira mar das Ilhas Lofoten ( Foto Daniel Japor)

Nosso grupo em Abisko – Suécia (Foto Daniel Japor)

 *Isso ocorre, também, por nossa flexibilidade diferenciada ao contar com veículo próprio conduzido por nós, em horário e direção escolhidos “à dedo”, todas as noites, sem limitações de horários e distância. Esse detalhe, embora pareça pequeno, é de extrema importância e sempre foi inafastável para nós, trazendo, por isso, resultados diferenciados quanto à visualização das luzes.

Decidimos, desde que iniciamos nesse tipo de trabalho, não contratar um mero guia ou motorista local para dirigir nossa van,  embora fosse mais fácil. Assim, mantivemos intacto o caráter  de expedição e “caçada às luzes”. Caso contrário, a viagem perderia muito do seu “charme”. Deixaria de ser algo personalizado, causando perdas aos nossos participantes e, sem dúvida teríamos um aproveitamento muito menor.

Além disso, com a condução dos veículos feitas por nós, especialistas, entendemos que se mantém intactas a paixão necessária  para percorrer, muitas vezes, centenas de quilômetros pelas estradas, buscando fugir das nuvens para encontrar a aurora boreal , “com os olhos brilhando”, cheios de vontade, sem perdermos a VERDADEIRA ESSÊNCIA!  Esse diferencial nos orgulha e é muito importante quando você decidir buscar as luzes! Sem isso perde metade da graça…Acredite!

____________
FINLÂNDIA E SUÉCIA

Assim como a Noruega, seus vizinhos do leste possuem as mesmas características quanto à estrutura na região ártica só que ainda  menor e com menos habitantes. Praticamente não há cidades com algum porte no norte de ambos os países, exceto, talvez, Kiruna na Suécia, onde fica o famoso hotel de gelo nas margens do rio Thorn. Além disso, podemos dizer que, quanto ao frio, é bem mais rigoroso que na Noruega por ser longe da tal corrente do golfo e do Atlântico, como foi dito acima. Quanto mais longe do oceano, mais frio. Efeito continentalidade.

O Parque Nacional de Abisko, perto de Kiruna, é uma região que deve ser destacada por ter um micro clima quase desértico, um céu que na maior parte do ano apresenta-se sem nuvens, sendo talvez o local com o maior número de dias com a aurora boreal no mundo.

O norte da Finlândia é mais difícil alcançar do que o da Noruega e também que o da Suécia, com voos diretos apenas até Oulu mas, uma vez lá, o tempo fecha menos e é um planalto, límpido e cristalino, com pouquíssima luz artificial e perfeito para observar as luzes em regiões como Kittila, Kilpisjarvi ( incluído no nosso roteiro) etc… Você já viu alguma foto famosa de hotel em forma de igloos de vidro sob a aurora boreal?   Então, ele fica nessa região finlandesa. Já a citada Kilpisjarvi situa-se na serra da Lapônia finlandesa,. É lá que fica o nosso chalé, junto ao qual mergulhamos no lago congelado e possui, dizem,  o céu mais límpido do continente…

Na postagem de hoje ficamos por aqui, e na próxima daremos continuidade ao mesmo tema, falando das outras regiões do planeta que consideramos AS MELHORES REGIÕES DO MUNDO PARA SE OBSERVAR A AURORA BOREAL.

Abraço e Feliz 2018!

Daniel Japor

 

One thought on “MELHORES LUGARES PARA VER A AURORA BOREAL NO MUNDO (PARTE 1)

  1. Pretendo fazer um cruzeiro para o Alaska no final de setembro! Penso que de navios se tenha maior conforto e mais tempo para visualizar Aurora Boreal! Existem cruzeiros para o norte da Noruega? E é a melhor época? Grato pelas informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *